terça-feira, 6 de outubro de 2020

Deputado Francisco do PT participa de lançamento de programa que vai capacitar jovens e adultos do campo


O deputado estadual Francisco do PT participou, na manhã da última segunda-feira (5), do lançamento do programa “Gente do Campo”, do Governo do Estado, que visa oferecer formação profissional a jovens e adultos de famílias de agricultores, extrativistas, pescadores artesanais, assentados e acampados da reforma agrária. 

O programa que é realizado através de uma parceria entre EMATER-RN, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), vai oferecer ensino superior e pós-graduação, prioritariamente, nas áreas de ciências agrárias e humanas.

Entre os objetivos da iniciativa está o de ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade aos jovens e adultos integrantes do núcleo familiar de populações do campo.  

“Esse é o tipo de iniciativa que faz brilhar os meus olhos. Como professor, fico muito feliz de ver que este é um governo que valoriza a educação e que sabe que esta é a melhor maneira de transformar vidas, oferecendo oportunidades e dignidade”, comemorou o deputado Francisco do PT, ao mesmo tempo em que parabenizou a governadora Fátima Bezerra pela iniciativa.

O lançamento do programa, aconteceu durante o evento de comemoração dos 65 anos da EMATER, onde a governadora também fez a entrega de veículos e equipamentos para a instituição. No total foram 22 novos carros, 22 notebooks, 135 computadores e 80 impressoras.



TRE da Paraíba proíbe comício, carreata e passeata


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) proibiu a realização de comícios, carreatas e passeatas de candidatos nas eleições deste ano em virtude do risco de aglomerações e possíveis contaminações pelo novo coronavÍrus. 

A decisão ocorreu em julgamento de agravo regimental do Ministério Público Eleitoral para reformar decisão monocrática que concedeu liminar permitindo a realização dos eventos no município de Alhandra.

Blog do Primo



ALERTA: "Onda de calor continua e Inmet alerta para risco de morte em parte do Brasil"


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o perigo de morte por hipertermia em partes do Centro-Oeste e do Sudeste, além de áreas do estado do Tocantins. O alerta vale até quinta (8) ou sexta-feira (9), dependendo da localidade. A hipertermia é a condição caracterizada pela elevação da temperatura corporal quando o organismo produz (febre) ou absorve mais calor do que consegue dissipar.

O meteorologista do Inmet Olivio Bahia explica que no Brasil não é comum ver morte associada a onda de calor. “No Brasil não é comum, mas sabemos que o corpo humano sente. Essas mortes provocadas pelas ondas de calor são mais frequentes na Europa”, diz.

Bahia explica que o aviso é emitido quando as temperaturas registradas superam em cinco graus a temperatura média em determinada área. “De dois a três dias, o alerta é amarelo. O laranja é quando a condição de temperatura acima da média varia de três a cinco dias. Acima de cinco dias, como agora, o alerta passa a ser vermelho”.

Blog do Seridó