segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Intituto que realizou pesquisa em Santana do Seridó na mira da Justiça Eleitoral, sob suspeita de fraude



O Ministério Público de São Gonçalo do Amarante, através da 1ª Promotoria de Justiça, recebeu uma denúncia que questiona a legitimidade da pesquisa realizada pela Item Pesquisas. Segundo a denúncia, a pesquisa divulgada em 15 de março deste ano registrada sob o número RN04001/2024 apresenta indícios de manipulação de dados, favorecendo o atual prefeito Eraldo “O Ingrato”.

Além de acatar a denúncia, o promotor de Justiça Flávio Henrique de Oliveira Nóbrega determinou a comunicação imediata à Polícia Federal para que a investigação seja conduzida com o objetivo de apurar possíveis irregularidades.

A consulta da Item Pesquisas é a única realizada no município que apresenta um cenário de empate técnico entre o atual prefeito Eraldo Paiva e o ex-prefeito Jaime Calado. Todos os outros levantamentos divulgados até o momento apontam uma vantagem confortável de Jaime sobre Eraldo. Esse fato torna suspeita a metodologia utilizada pelo instituto.

Diante dos indícios, a investigação vai apurar a veracidade das informações e identificar possíveis crimes eleitorais relacionados à divulgação de pesquisa fraudulenta, conforme estipulado pela Lei nº 9.504/97.

O blog obteve a informação que a ITEM Pesquisas está sendo questionada pela falta de comprovação dos relatórios completos de outros levantamentos realizados, também, em São Gonçalo do Amarante.

Blog do BG

Em tempo: "O Institudo de Pesquisa ITEM, foi o mesmo que foi contratado por um aliado de primeira hora do prefeito Hudson e realizou levantamentos sobre intenções de votos em Santana do Seridó. Tem como acreditar  no resultado?"



ELEIÇÕES 2024: "Dr. Tiago espera fazer 8 ou 9 vereadores, mas grupo já aposta nos 11"


O prefeito de Parelhas Dr. Tiago Almeida, disse durante o debate, que o PSDB vai fazer 8 ou 9 vereadores nas eleições desse ano, e assim, consolidar o desejo de comandar, além do poder executivo, também o poder legislativo.

Além disso, o alcaide tem insistido no discurso de que vencerá as eleições, com uma maioria esmagadora, acima de 8 mil votos.

Os seguidores do prefeito, vão além disso, apostam que o grupo vai conseguir esse ano, fazer todos as cadeiras da Câmara Municipal, ou seja, dos 12 candidatos do partido, apenas 1 ficará de fora.

A questão agora, não é saber quem ganha a eleição pra vereador ou vereadora, mas qual dos 12 ficará de fora. 

A turma do já ganhou, está ouriçada com o resultado da última pesquisa, por outro lado, o grupo de oposição resolve se resguardar  naquele velho e certeiro ditado de que, "Quem morre de véspera é peru de natal".

Vale observar que quando essa pesquisa foi realizada, faltava 15 dias pra eleição, se em apenas um dia tudo muda, imaginem em 15.

Faltam apenas 6 dias para a senhora da razão, a "Dona Urna" falar, vamos o ver o que ela nos dirá!

Domingo, é logo alí....





PERGUNTAR NÃO OFENDE: "O que levaria um Blogueiro Bolsonarista e natalense pagar R$ 6.000 por uma pesquisa em Parelhas?"


A recente pesquisa  que coloca o prefeito Dr. Tiago, candidato a reeleição com 84,9% das intenções de votos e Zequinha Professor, candidato da oposição com apenas 15,1%, abre uma questão sobre a seriedade das pesquisa divulgadas no Rio Grande do Norte.

No caso aqui de Parelhas, a pergunta que não quer calar é a seguinte: 

"O que levaria um Blogueiro de Natal, declaradamente oposição ao governo Fátima, Bolsonarista de carterinha e que, possivelmente não saiba nem onde fica Parelhas, pagar R$ 6.000 por uma pesquisa de intenção de votos aqui na cidade? "

Os números estão aí, quem duvida de pesquisas, faça outra e mostre o contrário. Mas é no mínino estranho, um profissional da comunicação, que mal conhece Parelhas, pagar com recursos próprios, a realização de uma pesquisa, sem nenhum interesse aparente.

Tirem suas próprias conclusões...





PARELHAS: "Dr. Tiago lidera com 84,9% contra 15,1% de Zequinha, aponta pesquisa"


A pesquisa AgoraSei realizada na cidade de Parelhas mostra que o candidato Tiago Almeida lidera com 84,9% dos votos válidos

Em seguida, aparece Zequinha Professor com 15,1%. 

A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro de 2024 e ouviu 400 eleitores, de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Parelhas RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho foi registrado no TSE com a identificação RN-04750/2024.



CURRAIS NOVOS: "Senador Styvenson, chama eleitores de "catrevagem" e revolta moradores"


A recente declaração do senador Styvenson Valentim, na qual se referiu de maneira depreciativa aos apoiadores do candidato Lucas Galvão, gerou grande repercussão e indignação na cidade de Currais Novos. Ao usar o termo vulgar “catrevagem” para descrever as pessoas que apoiam o candidato a prefeito, Valentim não apenas demonstrou falta de respeito pelo eleitorado local, mas também contribuiu para a deterioração do debate público.

Em um momento tão importante como o período eleitoral, quando a civilidade e o respeito devem prevalecer, o uso de termos ofensivos e pejorativos por uma figura pública de relevância nacional é extremamente problemático. Styvenson, conhecido por seu estilo direto e por vezes controverso, ultrapassou limites ao recorrer a insultos que ferem a dignidade de cidadãos que, independentemente de sua orientação política, merecem ser tratados com respeito.

As palavras do senador rapidamente ecoaram em toda a cidade, tornando-o “persona non grata” em Currais Novos. Esse status reflete o desgosto e a rejeição de parte significativa da população que, ofendida pela postura agressiva e vulgar, vê em suas palavras uma tentativa de minar a democracia local. Em vez de promover um debate saudável e construtivo sobre as questões municipais, Valentim optou por alimentar a divisão, contribuindo para um clima de animosidade que prejudica o processo eleitoral.

Robson Pires



NATAL: "Natália Bonavides ultrapassa Paulinho Freire na corrida pela prefeitura,aponta pesquisa"


A mais recente pesquisa do Instituto Ranking Brasil para as eleições em Natal, publicada neste domingo pelo portal O Potengi em seu canal no YouTube (@PotengiTV), traz novamente o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) na liderança, seguido pelo deputado Paulinho Freire (UB) e pela deputada federal Natália Bonavides (PT).

Na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Carlos Eduardo (PSD) aparece nesta consulta com 39,15% dos votos válidos, uma oscilação de -1,42% em relação à pesquisa anterior, divulgada em 22 de setembro, quando teve 40,57%.

Na segunda posição, vem Natália Bonavides com 29,01%, oscilando 0,3% em relação aos 28,71% da última pesquisa. A candidata do PT está tecnicamente empatada – dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 1,8% – com o candidato do União Brasil Paulinho Freire, que somou 28,20%. Paulinho oscilou 0,92% em relação aos 27,28% obtidos na pesquisa da semana anterior.

Pesquisa estimulada para prefeito (votos válidos)

  • Carlos Eduardo (PSD): 39,15%
  • Natália Bonavides (PT): 29,01%
  • Paulinho Freire (UB): 28,2%
  • Rafael Motta (AVA): 2,59%
  • Nando Poeta (PSTU): 0,58%
  • Heró Bezerra (PRTB): 0,47%

Votos Válidos

Os votos válidos são computados pela distribuição proporcional das intenções de voto dos candidatos considerando apenas o universo das respostas nominais (aquelas destinadas a um dos candidatos). Portanto, para o cálculo dos votos válidos são desconsiderados da soma total “Brancos e Nulos” (que nesta pesquisa foram 3,43%) e os que “não souberam ou não quiseram responder” (12,12%).

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação da lista de candidatos, os números são os seguintes:

  • Carlos Eduardo (PSD): 30,1%
  • Natália Bonavides (PT): 18,67%
  • Paulinho Freire (UB): 17,87%
  • Rafael Motta (AVA): 1,4%
  • Nando Poeta (PSTU): 0,07%
  • Heró Bezerra (PRTB): 0,1%
  • Brancos e Nulos: 23,07%
  • NS/NR: 8,73%

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi encomendada pelo portal O Potengi ao Instituto Ranking Brasil e ouviu 3.000 eleitores de Natal-RN entre os dias 24 e 27 de setembro de 2024. A margem de erro é de 1,8%, com intervalo de confiança de 95%. Está registrada no TSE sob o número RN-01929/2024.