segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Os "independentes" pedem passagem...


Ainda contando as histórias das eleições do dia 06 de Outubro. 

Estamos a mais de dois meses da posse dos eleitos, mas ja´existem vozes que perguntam se os novos eleitos serão "independentes" ou estarão á serviço do gestor.

Cinco caras novas, a partir de Janeiro de 2025: Rogéria, Vera, Léo, Magleise e Geová, desses, 4 farão sua estreia, e a expectativa é pra saber como votarão em projetos e requerimentos.

O povo decidiu que a atual gestão, reeleita com uma maioria de quase 7 mil votos, terá a seu favor 9 dos 11 vereadores eleitos.

Resta esperar, e acompanhar de perto, pra ver como votará cada vereador, se a favor do município, ou a favor do alcaide.

Alguns projetos polêmicos devem entrar em pauta no próximo período, criação de novas secretarias e novos impostos podem está entres eles.

Acompanhe e veja, como vota o vereador que você escolheu pra lhe representar. O Poder Legislativo lhes proporciona isso, através das redes sociais e um  canal do You Tube. 

Além disso, as sessões podem ser acompanhadas presencialmente todas as quintas-feiras á partir das 15hs.

O dever do cidadão não se acaba no voto, acompanhar os efeitos da sua escolha, é o que fortalece a democracia.



 




Senado discute PEC que pode encerrar reeleição de prefeitos


Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 81% dos prefeitos que tentaram a reeleição em 2024 conseguiram renovar seus mandatos. No entanto, esse cenário pode mudar caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), seja aprovada. A proposta, que visa extinguir a reeleição para cargos do Executivo, está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O relator da PEC na CCJ, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu o fim da reeleição argumentando que o atual modelo compromete o planejamento público de médio e longo prazos. “A reeleição impede que o gestor eleito tenha uma visão de continuidade administrativa. Muitas vezes, o foco é em políticas imediatistas que garantam a recondução ao cargo, e não em ações estruturantes que beneficiem a população a longo prazo”, afirmou Castro.

A PEC 12/2022, caso aprovada, será um marco na política brasileira, alterando um sistema instituído em 1997 que permite a reeleição consecutiva de prefeitos, governadores e presidentes da República. A proposta ainda será discutida em plenário.



SANTANA DO SERIDÓ: "Projeto "A Caminho da Universidade" continua no próximo Sábado(26), com aula de Redação"

 


A primeira aula do Projeto "A Caminho da Universidade" aconteceu no último sábado(19), com um aulão de matemática ministrado pelo professor parelhense Frank Kleber.

O Projeto idealizado pelos vereadores Bruno Augusto Bezerra Jota e Flávio Azevedo, tem por objetivo ajudar os alunos da cidade de Santana do Seridó, a se prepararem para as provas do ENEM, que acontece no mês de Novembro.

No próximo sábado dia 26, acontecerá o segundo aulão, desta vez de redação, com a professora Amanda.

As aulas acontecem gratuitamente ás 16 horas na Escola João Vilar da Cunha.




NATAL: "Em nova pesquisa Natália Bonavides aparece com 51,17% e Paulinho 48,83%"


Na série de levantamentos realizado pelo Instituto Seta, pela primeira vez Natália Bonavides aparece numericamente à frente Paulinho Freire no segundo turno tanto na questão espontânea como também na pergunta estimulada.

Veja os números.

VOTOS VÁLIDOS - ESTIMULADA

Natália Bonavides - 51,17%

Paulinho Freire - 48,83%

ESTIMULADA

Natália Bonavides - 41,5%

Paulinho Freire - 39,6%

Não Sabe / Não Respondeu - 11,5%

Ninguem / Branco / Nulo - 7,4%

ESPONTÂNEA

Natália Bonavides - 33,9%

Paulinho Freire - 32,1%

Não Sabe / Não Respondeu - 33.1%

Ninguem / Branco / Nulo - 0,9%

O Instituto Seta entrevistou 800 eleitores em Natal entre os dias 18 e 19 de Outubro. O Intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RN-09860/2024.

FONTE: opotiguar.com.br