O líder do Governo Fátima na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, criticou parlamentares da oposição por, cobrarem corte de gastos, mas ao mesmo tempo atuarem para aumentar a despesa do Estado. A crítica foi feita em pronunciamento na Assembleia nesta quinta-feira (7).Francisco do PT enfatizou que o Governo Fátima enviou para a Assembleia a proposta de uma regra para conter o crescimento da despesa com pessoal. Segundo o projeto, o crescimento anual da despesa com pessoal não vai poder ultrapassar 80% do crescimento da receita. Por exemplo: se em um ano a receita crescer 10%, a despesa só vai poder avançar no máximo 8%.
No entanto, de acordo com o líder do governo, alguns deputados de oposição tentam tirar essa trava para autorizar reajustes ilimitados para servidores públicos.
“Alguns dos colegas deputados que cobram que o governo corte gastos são os mesmos que apresentaram emendas criando gasto para o Estado. É assim: ‘Eu não quero que você arrecade, viu, Estado, mas eu quero que você gaste mais’. Quando vai para a mídia, cobra corte de gasto. Mas pode olhar as emendas que é criando gasto. Pode olhar as emendas que é no sentido de derrubar os mecanismos de responsabilidade fiscal”, afirmou o deputado.
Durante o pronunciamento na ALRN, Francisco do PT exibiu emendas apresentadas por deputados da oposição que comprovam a tese.
98FM