quinta-feira, 15 de agosto de 2013

QUASE 80% DO POVO PARELHENSE APROVAM A ADMINISTRAÇÃO PETISTA

Pesquisa realizada pelo Instituto AgoraSei, no Painel Seridó, aponta que 77% da população de Parelhas aprova sua administração. 16.5% desaprovam e 6.5% não sabem responder. A aprovação de Francisco aumentou 16 pontos percentuais em relação a última pesquisa realizada pelo AgoraSei, em Parelhas, em setembro do ano passado. Naquela ocasião a aprovação do prefeito petista era de 61%.
Segundo o jornalista Josenildo Carlos, diretor do AgoraSei, a aprovação da administração de Francisco voltou aos patamares históricos das avaliações que a empresa faz em Parelhas. “Desde que começamos a medi-la, a partir de 2009, que os números sempre permanecem na casa dos 70%. Em setembro do ano passado caiu para 61% em virtude do radicalismo da campanha eleitoral. No calor da disputa é normal o eleitor adversário desaprová-la. Passado o pleito ele voltar a reconhecer o trabalho do prefeito”, comentou. A pesquisa foi realizada no dia 7 de agosto e ouviu 400 eleitores nas zonas Urbana e Rural do município. O intervalo de confiança é estimado em 95% e a margem de erro máxima de 4.8 pontos percentuais.
DO BLOG: Contra fatos, não há argumentos.

Cade recebe nova denúncia de propina em SP

A Federação Nacional dos Metroviários levou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao Ministério Público de São Paulo indícios de formação de cartel e irregularidades em outros contratos do metrô. Um deles se refere à reforma de 98 trens, contratada em 2009, cujo preço chegou a 86% do valor que seria gasto com a compra de trens novos. 

Segundo a entidade, a reforma custou cerca de R$ 1,75 bilhão, e o trabalho foi repartido por consórcios da Siemens-Iesa , Bombardier, Consórcio MTTrens (MPE, Tejofran e Temoinsa) e Alstom-Siemens.

- Essa denúncia foi feita pelo deputado Simão Pedro (PT-SP) na época da licitação, mas não estava associada a indício de cartel - disse Narciso Soares, presidente da federação.

Ele afirmou que a repartição do serviço entre empresas é um indício de que pode ter havido acordo.
Segundo levantamento da liderança do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, esse é um dos 49 contratos assinados por empresas do governo de São Paulo com a Alstom entre 2007 e 2010, durante a gestão de José Serra (PSDB).

A federação questiona a qualidade do serviço e diz que um dos trens reformados descarrilou no último dia 5, na Estação Barra Funda. De acordo com a entidade, a composição faz parte da frota K, que está sendo reformada pelo consórcio MTTrens e foi retirada de circulação para vistoria.
A federação relatou a troca do sistema de sinalização e controle do metrô, do sistema ATC (Automatic Train Control) para um novo, o CBTC (Communication Based Train Control), cuja licitação foi feita em 2008.

 O término do serviço estava previsto para 2011 nas três linhas. A troca ficou a cargo das empresas Bombardier (linha 5) , Siemens (linha 4) e Alstom (linhas 1, 2 e 3). Os contratos somam R$ 700 milhões.

- Estamos em 2013. O sistema já deveria estar em operação, mas os testes iniciais, feitos na linha 2 fracassaram. Foram detectadas falhas de segurança que impediram os novos sistemas de funcionar - disse Soares. 

PT recupera a preferência do eleitorado 

O PT voltou a se recuperar na preferência do eleitorado, como ocorreu com a presidente Dilma Rousseff.
Está agora com 21%, segundo o Datafolha, contra 19% de junho, mês das manifestações pelo Brasil.
O PSDB oscilou de 5% para 6% e o PMDB, de 4% para 5% da preferência.
A série histórica do Datafolha mostra que a preferência partidária pelo PT alcançou o patamar dos 20% em 2002, na eleição de Lula.
Teve queda drástica na crise do mensalão, baixando a 15%.
No fim da era Lula, recuperou terreno e chegou ao recorde de 31% em abril de 2012, primeiros meses do governo Dilma Rousseff.
Da Folha

Fátima defende royalties e 50% do fundo social para educação

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou, nesta terça-feira, 13/08, na Câmara dos deputados, do ato em defesa dos recursos dos royalties e de 50% do fundo social para a educação.  A organização do evento foi realizada pelos movimentos sociais ligados ao setor educacional do país.
“O Brasil não pode abrir mão de nenhum recurso para educação. Nos últimos 10 anos, muito foi feito pela educação, mas há muito mais para ser conquistado. Precisamos garantir às crianças o acesso a creche de qualidade, valorizar o magistério e universalizar o ensino no país”, disse a deputada.
Em sintonia com as entidades vinculadas à educação no Brasil, Fátima defendeu ainda o substituto do Projeto de Lei dos royalties, relatado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), na medida em que seu parecer destina um volume expressivo de recursos para educação. “É dinheiro novo para a educação. Esses recursos vão dar um salto no ensino público do país e acelerar a agenda em defesa da educação nos próximos 10 anos”, declarou.
Em relação ao Plano Nacional de Educação-PNE, a deputada pediu a aprovação do mesmo ainda este ano. “Nós queremos que o Senado faça seu dever de casa e aprove o PNE o mais rápido possível, sem retrocesso, garantindo 10 % do PIB e dos recursos do petróleo para educação”, concluiu.

FONTE: Roberto Flávio

Médicos estrangeiros começam a trabalhar no Brasil em setembro

A partir da segunda quinzena de setembro, 358 médicos estrangeiros começam a trabalhar nas cidades do interior e periferias dos grandes centros por meio do Programa Mais Médicos. Na primeira edição, o programa selecionou 1.618 profissionais. Os dados são do balanço da primeira fase do programa, divulgados hoje (14) pelo Ministério da Saúde.
No Rio Grande do Norte, 18 profissionais da saúde que vão atuar através do programa Mais Médicos são estrangeiros. O número equivale a 41,8% do total de médicos que virão atuar nos 16 municípios participantes da primeira fase.
Quando chegarem ao Brasil, os médicos estrangeiros ficarão concentrados em oito capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Nessas cidades, terão aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa durante três semanas, entre 26 de agosto e 13 de setembro. Após a aprovação nesta etapa, começam a atender a população na segunda quinzena de setembro.
Os profissionais que vão atuar em áreas indígenas terão, além do módulo de acolhimento, treinamento específico. Os estrangeiros terão registro profissional provisório e podem trabalhar apenas na região para onde forem designados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou a intenção do governo de buscar parcerias com instituições e universidades de outros países para facilitar a vinda de médicos estrangeiros.
FONTE: Roberto Flávio

PARELHAS ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO INVESTIMENTOS NA SAÚDE

Sessenta e seis municípios do Rio Grande do Norte foram habilitados pelo Ministério da Saúde a receberem recursos do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – informou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.
O presidente da Câmara dos Deputados assinalou que o listão de municípios contemplados está disponível no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14 de agosto. Cada um deles tem o prazo de 15 dias para providenciar, por via eletrônica, o encaminhamento do termo de adesão devidamente preenchido e assinado. Esse termo está disponível CLICANDO AQUI.
Os municípios contemplados – cada um com 24 mil reais – são os seguintes:
Acari – Afonso Bezerra – Água Nova – Alexandre – Baraúna – Barcelona – Bodó – Bom Jesus – Canguaretama – Caraúbas – Cerro Corá – Coronel João Pessoa - Cruzeta – Encanto – Fernando Pedroza – Grossos – Guamaré – Itajá – Jaçanã – Jandaíra – Janduís – Jardim do Seridó – João Câmara – Jucurutu – Lagoa Salgada – Lajes Pintadas – Macaíba – Macau – Major Sales – Messias Targino – Olho d´Água dos Borges – Ouro Branco – Paraná – Parelhas – Passagem – Pau dos Ferros – Pedra Grande – Pedra Preta – Pedro Avelino – Poço Branco – Porto do Mangue – Presidente Juscelino – Pureza – Rafael Fernandes – Rafael Godeiro – Rio do Fogo – Rodolfo Fernandes – Rui Barbosa – Santa Cruz – Santana do Matos – São Bento do Norte – São Bento do Trairi – São João do Sabugi – São José de Campestre – São Migue l do Gostoso – Senador Eloi de Souza – Serra de São Bento – Serra Negra do Norte – Severiano Melo – Sítio Novo – Taboleiro Grande – Taipu – Tangará – Tibau – Vera Cruz.

BARRAGEM BOQUEIRÃO TÁ QUASE SECA...

De acordo com reportagem da Tribuna do Norte a queda no nível do reservatório Boqueirão em Parelhas, que tem capacidade para armazenar até 84,7 milhões de metros cúbicos e também abastece outros municípios da região, já preocupa.  O nível, segundo levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Serhid/RN),  já está em 24,76%. O Boqueirão é o sétimo reservatório em pior situação, considerando os 13 incluídos no levantamento no estado.

FONTE: Marcos Dantas