quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Natália Bonavides critica aliança entre PT e MDB: "Muitas vezes tem sido base de apoio bolsonarista. Não seria positivo"


A aliança PT e MDB para as eleições 2022, articulada pelo ex-presidente Lula, sofre resistência das alas mais radicais dos dois partidos no Rio Grande do Norte, o que coloca em dúvida a reaproximação entre as duas agremiações. As manifestações favoráveis são a base para tentar vencer a desconfiança dos que se colocam contra a aliança.

Quando esteve no Rio Grande do Norte, em agosto, Lula chamou a cúpula do MDB estadual para um jantar político, em que estiveram presentes o deputado federal Walter Alves e o ex-senador Garibaldi Filho, líderes emedebistas no estado. Lula disse abertamente que gostaria muito que o PT e MDB se unissem no RN para fortalecer o projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra.

O líder petista, consciente que existe resistência dentro do PT à reaproximação com o MDB, mandou recado para a ala mais radical: “Eu não posso pensar com fígado. Preciso pensar de forma civilizada como é que a gente vai manter todas as forças políticas porque você precisa, se candidato, ganhar as eleições. E, se ganhar as eleições, precisa governar.” Lula foi mais contundente: “Eu tive muitas relações com o MDB. Pretendo continuar tendo.”

O recado, porém, não fez recuar setores do PT contra a reaproximação dos Alves. A deputada federal Natália Bonavides assumiu de público a sua posição contrária. “Não seria uma aliança eleitoral acertada”, afirmou em entrevista recente ao programa “Repórter 98”, de Natal.

Para Natália existe uma divergência programática muito ampla. “Se formos observar a própria posição do MDB no Congresso, muitas vezes (o partido) tem sido base de apoio dessa agenda bolsonarista. Além disso, aqui no Estado, as oligarquias por muito tempo governaram o Rio Grande do Norte e foram as responsáveis por fazer o Estado chegar às condições em que chegou. Eu acredito que não seria positivo”, criticou.

Outra reação foi a do ex-deputado Fernando Mineiro, um dos fundadores do PT no Rio Grande do Norte. No fim de semana, usando as suas redes sociais, Mineiro criticou os organizadores das manifestações contrárias ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), lembrando que são os mesmos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Entre os manifestantes,

Mineiro, que é secretário de Projetos de Governo da gestão Fátima Bezerra, escreveu: “Esses que estão aí na foto foram os mais animadinhos com o golpe contra a Dilma. Apoiaram Temer e Bolsonaro. Hoje, parte deles organizou um ato dizendo que são contra Bolsonaro. Foi um fiasco. Deviam pedir desculpas ao povo brasileiro.”

Ao lembrar-se de Temer, em sua postagem, Mineiro acertou o líder emedebista nacional que, provavelmente, será procurado por Lula para discutir a possibilidade de aliança entre o PT e MDB. E reforça o discurso de Natália Bonavides que critica a possibilidade de o partido se aliar com quem a parlamentar considera sem identidade mínima com o programa do PT.

“É sempre válido fazer aliança com quem é diferente da gente, até porque não se chamaria aliança. Mas essa junção de diferentes no mesmo palanque precisa de identidade mínima, que a gente tope um programa minimamente comum para a gente apresentar à sociedade e depois buscar ampliar esse programa”, disse Natália na entrevista ao Repórter 98.

Fonte: DeFato.com




A volta da fome no Brasil: “Antes era pra dar pros cachorros, agora eles comem”




O jornal Extra, do Rio de Janeiro, publicou comovente matéria de capa (veja foto) nesta quarta-feira (29) sobre a volta da fome no Brasil. Os repórteres Rafael Nascimento de Souza e Gabriel Sabóia destacam, através de vários personagens, a busca por ossos, pelancas e gorduras que sobram dos supermercados da cidade.

O motorista de caminhão, José Divino Santos, de 63 anos, responsável pelo transporte da carne, conta que, nos últimos meses, aumentou o número pessoas pedindo ossos e restos de sebo.

“Tem dias que chego aqui e tenho vontade de chorar. Um país tão rico não pode estar assim. É muito triste as pessoas passarem por essa situação. O meu coração dói. Antes, as pessoas passavam aqui e pediam um pedaço de osso para dar para os cachorros. Hoje, elas imploraram por um pouco de ossada para fazer comida. Duas ou três pessoas em situação de rua passavam aqui e levavam. Hoje, tem dia que tem umas 15 pessoas”, descreve José Divino.

A reportagem aponta que “a pobreza extrema, que leva pessoas a garimpar restos, foi acentuada no Brasil durante a pandemia de Covid-19”. O jornal lembra ainda levantamento da Rede Brasileira de Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional. De acordo com o relatório, mais de 116,8 milhões de pessoas vivem hoje sem acesso pleno e permanente a alimentos. Dessas, 19,1 milhões (9% da população) passam fome, vivendo “quadro de insegurança alimentar grave”. Os números revelam um aumento de 54% no número de pessoas que sofrem com a escassez de alimentos se comparado a 2018.



Deputada Cristiane Dantas critica percentual do ICMS sobre os combustíveis, mas votou a favor do aumento no governo Robinson

 


A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) voltou a criticar o percentual do ICMS sobre os combustíveis no Rio Grande do Norte. Segundo a parlamentar, “é necessário que se faça a redução da carga tributária, um ajuste fiscal e um olhar diferenciado para o cenário”.

Cristiane tem defendido a redução do percentual para 25%, a exemplo do que fez o governo do Rio Grande do Sul. Os sucessivos reajustes no preço dos combustíveis, no entanto, não tem relação com o ICMS. Especialistas já esclareceram que o problema é a política adotada pela Petrobras, de atrelar o preço à variação do dólar.

No Rio Grande do Norte, a alíquota de 29% é a mesma desde 2017. Isso porque em outubro de 2015, o então governador Robinson Faria (PSD) enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa autorizar o reajuste do imposto sobre os combustíveis, além do aumento do IPVA e Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD). Ao todo, 16 deputados votaram a favor do aumento e 5 foram contra.

Uma das deputadas que votou pelo reajuste da alíquota foi justamente Cristiane Dantas. Na época, o vice-governador do Estado era Fábio Dantas, casado com a parlamentar.

“O combustível no RN figura no ranking brasileiro como o 2º mais caro do País, enquanto estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará aparecem lá atrás. O valor é exorbitante, penalizando a população que vem pagando um preço muito elevado e injusto, sobretudo quem trabalha com serviços de transporte”, alertou Cristiane.

Outros deputados de oposição ao governo Fátima que tentam atrelar o aumento dos combustíveis ao ICMS também votaram a favor do reajuste em 2015, entre eles Gustavo Carvalho (Pros); José Dias (PSD); Nelter Queiroz (PMDB) e Tomba Farias (PSB). O atual prefeito de Natal Álvaro Dias, na época deputado estadual pelo MDB, também foi a favor de um percentual maior.

Fonte: Saiba Mais



Cerveja ficará mais cara a partir de outubro, diz Ambev


Dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, a cervejaria Ambev informou aos clientes que aumentará o preço da cerveja. Segundo apurou a Folha de São Paulo, a inflação dos custos, do câmbio e o aumento da carga tributária já afeta a empresa.

O aumento passa a valer a partir desta sexta-feira (1º) e será de 5% a 6% em chope e cervejas, incluindo embalagens descartáveis. 

A cervejaria concentra 60% de participação de mercado no país. A empresa informou que “em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”. 

“Os reajustes podem variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos”, informou a Ambev.

Reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”, diz a Ambev no comunicado.

Roberto Flávio



segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ESPORTE: "Equipe de Futsal Arsenal F.C, do Bairro São Sebastião recebeu o apoio do vereador Felisberto"


Neste domingo (26) o Vereador Felisberto esteve na quadra de esportes do bairro São Sebastião, com a equipe de Futsal Arsenal F.C. 

Na ocasião, o edil parelhense fez a doação de mais uma bola de futsal a equipe  que tem vários jovens Parelhenses. 

Esse é o trabalho do Vereador Felisberto, compromisso com a verdade e o povo de Parelhas!



PARELHAS: "Prefeitura já planeja a Festa de Janeiro 2022"

Foto: Canindé Soares

Trabalhando na possibilidade de acontecer mais uma edição da nossa grandiosa Festa de Janeiro, a Prefeitura de Parelhas deu o pontapé inicial no planejamento para a realização da Festa de 2022.

O prefeito, Dr Tiago Almeida, se reuniu com os secretários para discutirem os pontos principais da festa, sabendo que a cidade precisa está apta a receber o evento, caso os órgãos reguladores permitam a sua realização.
Na esperança dos índices permanecerem baixos, que a população busque cada vez mais se vacinar e sejam mantidas medidas de cuidados contra a COVID, a festa será realizada.

Pois, é uma festa muito importante que gera emprego, renda e traz uma grande circulação de pessoas na cidade.



SANTANA DO SERIDÓ: "Caio Cabral trabalha pra ser indicado vice de Tatiana em 2024"


O vereador mais votado por duas vezes seguidas na pequena Santana do Seridó, Caio Cabral do PSD, vem trabalhando forte, para ser indicado pelo grupo, ao cargo de vice-prefeito na chapa que deverá ser encabeçada por Tatiana Fátima nas eleições de 2024.

Ultimamente o jovem parlamentar vem sendo destaque na imprensa da região do Seridó, e poderá ser um forte candidato a vaga.

Caio é sempre visto ao lado do atual prefeito Hudson Pereira, que no frigir dos ovos, é quem decide tudo dentro do grupo e tem convidado o nobre edil para todos os eventos.

Se caio cair nas garças do eleitor, como caiu para vereador, a vaga de vice já está assegurada, afinal ser primeiro lugar em duas eleições consecutivas não é pra todo político.

Ainda está muito longe das eleições municipais, mas o jogo já está sendo jogado, desde que terminou o último pleito.




2 milhões de famílias foram à extrema pobreza no governo Bolsonaro

 


UOL – Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste ano. Os dados são do Cadastro Único do governo federal, o chamado CadÚnico, que aponta para um aumento mês a mês de pessoas na miséria desde novembro de 2020.

Em dezembro de 2018, durante o governo Michel Temer (MDB), eram 12,7 milhões na pobreza extrema. Dois anos e meio depois e com Jair Bolsonaro na Presidência, esse número chegou a 14,7 milhões em junho de 2021.

Família em extrema pobreza é aquela com renda per capita de até R$ 89 mensais. Em regra, são pessoas que vivem nas ruas ou em barracos e enfrentam insegurança alimentar recorrente.

O número de junho, por sinal, é o maior de famílias na miséria desde o início dos registros disponíveis do Ministério da Cidadania —a partir de agosto de 2012— e representa 41,1 milhões de pessoas. Há ainda 2,8 milhões de pessoas na pobreza, ou com renda per capita de R$ 90 a R$ 178 mensais.

Continue lendo

Roberto Flávio



ELEIÇÕES 2022: "Os 31% do outro candidato"


O Ipec, que cravou a vitória de Lula no primeiro turno
, fez a pergunta certa em sua última pesquisa:

Você acha que 1) Lula deveria ser eleito novamente 2) Bolsonaro deveria ser eleito novamente 3) Algum outro candidato não ligado nem a Lula nem a Bolsonaro deveria ser eleito presidente.”

O resultado, segundo O Globo, foi 45%, 19% e 31%.

O Antagonista



sábado, 25 de setembro de 2021

PARELHAS: "Festa de São Sebastião 2022 já tem a primeira atração confirmada"

 


A Festa de São Sebastião aqui da cidade de Parelhas no ano de 2022, promete ser uma das maiores, já realizada no município.

Nas redes sociais aliados do prefeito Dr. Tiago Almeida, já comemoram a primeira atração confirmada, para parte social da festa.

Trata-se de nada mais nada, nada menos que, Raí do Saia Rodada, que segundo interlocutores do governo, está confirmadíssimo para abrilhantar a festa do padroeiro no dia 12 de Janeiro.

O Blog não tem ainda a confirmação por parte da prefeitura, mas nas redes sociais das pessoas que fazem parte da atual gestão a atração é dada como certa.

Vamos aguardar e pedir a Deus proteção para que tudo corra bem daqui pra lá!

Mas que, 2022 promete muitas emoções, isso não tenham dúvidas!



 

SANTANA DO SERIDÓ: Câmara Municipal inaugura Escola do Legislativo, propositura do vereador Ricardo de Zeca"


Somente a educação é capaz de transformar o futuro. Com essa ideia, por meio da propositura do vereador Ricardo de Zeca, o município de Santana do Seridó abre a Escola do Legislativo Municipal da cidade.

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (24), com o curso de "Redação Oficial e Produção de Textos", com a ministrante  Nouraide Queiroz.

A palestra, viabilizada pela Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aconteceu das 8h às 18h na Casa Legislativa Santanense.

Dentre as ações propostas no ano de 2021, o vereador Ricardo de Zeca comemora a  conquista da implantação da Escola Legislativa e no uso de suas atribuições regimentais homenageou a professora (in memorian) Maria Ana Ferreira de Azevedo, mais conhecida como Maria Ana de Jeová, pelo excelente serviço prestado como professora do município.

Visando a formação e a qualificação dos parlamentares e servidores da Câmara, o vereador Ricardo de Zeca argumenta que a Escola do Legislativo será um marco importante na história de Santana do Seridó, pois  promoverá ao longo dos anos, a difusão do conhecimento a partir da realização de cursos, palestras e oficinas relacionadas às atividades da própria Casa Legislativa e interesses da população em geral.

Além disso, é uma forma moderna de valorizar o poder legislativo e de ampliar o espaço de diálogo com a sociedade.

Nesse ensejo, ele agradece ao presidente da Câmara Municipal de Santana do Seridó, Juarez Bezerra de Azevedo, aos funcionários da Casa Legislativa e aos demais colegas vereadores por aprovarem em votação unânime a implantação dessa instituição no município.

Texto: Andreza Silva



Chefe da Casa Civil, do governo Fátima reforça união PT/MDB: “Não existe razão para a aliança não acontecer”

 


A possibilidade de uma aliança política entre PT e MDB no Rio Grande do Norte tem produzido efeitos interessantes nos integrantes do partido da governadora Fátima Bezerra. Enquanto alguns, mais flexíveis, são favoráveis e bem receptivos à formação de um acordo entre os dois partidos, outros não escondem a pouca simpatia e afeição à ideia.

Alinhado ao líder do governo na Assembleia Legislativa deputado, o Francisco do PT, que se declarou favorável a uma possível aliança durante entrevista ao Agora RN, o chefe do Gabinete Civil do Estado Raimundo Alves defende que, quem se prepara pra ganhar uma eleição e governar, num sistema pluripartidário como o brasileiro, sabe que precisa de uma aliança política.

“Se um partido com a capilaridade que o MDB tem no Rio Grande do Norte topa estabelecer parceria para dar continuidade ao projeto que a professora Fátima lidera no Estado, que está recuperando as finanças e concluindo o pagamento das quatro folhas salariais deixadas em aberto pelo ex-governador Robinson Faria, trazendo estabilidade pra economia potiguar, entre tantos outros benefícios, então não existe razão para que essa aliança não venha a acontecer”, falou.

Raimundo disse que as conversas do governo com o MDB já vinham acontecendo a partir do apoio que o deputado Bernardo Amorim dá ao governo na Assembleia e das parcerias administrativas com diversos municípios administrados pelo partido. Mas que o passo mais importante foi dado pelo ex-presidente Lula, quando visitou o Estado, em agosto passado.

“Essa aliança pode ser feita já no processo eleitoral, da forma mais transparente para os eleitores por que, já na campanha, se sabe com quem se pretende governar e em cima de que programa, ou no segundo momento, para dar sustentação parlamentar e nesse caso de forma mais pragmática”, explicou.

Agora RN



TOMA LÁ, DÁ CÁ: "Mulher de Arthur Lira ganha cargo em governo de aliado de Bolsonaro"

 


A mulher do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ganhou o cargo de secretária-adjunta da Representação Estadual de Roraima em Brasília. Angela Maria Gomes de Almeida Lira foi nomeada pelo governador Antônio Denarium (PP-RR), aliado de Jair Bolsonaro, com um salário líquido mensal de R$ 14 mil para atuar na interlocução das instituições estaduais com o governo federal.

A superior de Angela na secretaria de Representação Estadual é Gerlane Baccarin, mulher do deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR), aliado de Bolsonaro e Lira. A informação é do site Roraima em Tempo.

Questionado pela Folha de S. Paulo sobre as qualificações da mulher de Lira para assumir o cargo, o governo estadual afirmou que Angela é uma “administradora experiente, já tendo passado por várias instituições como Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa de Alagoas, além de ter excelente trânsito em Brasília”.

Por nota, o governo do estado frisou também que “Angela Maria não tem nenhuma condenação em seu histórico de vida pública”. A mulher de Lira, no entanto, é investigada no âmbito da Operação Taturana, da Polícia Federal (PF), que apura desvios de dinheiro na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Roberto Flávio



Tribunal de Contas do Estado isenta secretário do RN de culpa na compra dos respiradores pagos antecipadamente


Os auditores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte apontaram, em relatório apresentado em junho deste ano, que o governo do estado pagou, em abril de 2021, R$ 4,9 milhões antecipados pela compra de 30 respiradores, antes de assinar os contratos com o Consórcio Nordeste.

Em agosto, o Ministério Público do Tribunal de Contas isentou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, do processo da compra não concretizada dos respiradores. A análise foi assinada pelo procurador-geral, Thiago Martins Guterrez. No documento, ele aponta que não houve má fé do secretário de Saúde para a compra dos respiradores, dada a urgência que a situação exigia.

Nesta quinta-feira (23), a governadora Fátima Bezerra (PT), assim como os perfis oficiais do Governo do Estado, compartilharam um vídeo explicando a situação, destacando que o RN foi vítima de um golpe. De acordo com a publicação: “O governo do RN não ficou parado e está movendo mundo e fundos na justiça para reaver o dinheiro com juros e multa. Os recursos devem ser devolvidos em breve”.

Agora RN



quarta-feira, 22 de setembro de 2021

EDUCAÇÃO: "Vereador Ildécio Oliveira entrega mais exemplares da Constituição Federal a estudantes de Parelhas"



Na sua luta em favor da educação o vereador Ildécio Oliveira, fez a entrega de uma nova remessa de exemplares da Constituição Federal.

Os livros, foram destinados ao mandato do vereador, pelo deputado federal Benes Leocádio e foram distribuídos a estudantes de direito e concurseiros da cidade de Parelhas.

"Tenho muito prazer em realizar esse tipo de trabalho, uma vez que a educação é primordial na vida de qualquer ser humano, agradeço de coração ao meu deputado federal Benes Leocádio por sempre me atender e se colocar ao meu lado, e ao lado do povo de Parelhas." Destacou o vereador



Após reclamações de moradores, o vereador Felisberto foi à comunidade Olho D’água do Boi para conferir demandas


O vereador Felisberto visitou a Comunidade Olho D´agua do Boi, para verificar reclamações por parte de alguns moradores.

 Na ocasião foram constatados problemas em dois cata-ventos que estão quebrados, além de danos em mata-burros e a necessidade de reforma na escola da comunidade. Os país de alunos reclamaram acerca da velocidade e o horário de chegada do ônibus escolar, que na maioria das vezes só ocorre por volta das 19h. 

Diante disso, o Vereador Felisberto já mandou concertar os cata-ventos, devido a grande necessidade de água e está cobrando da gestão municipal a resolução dos outros problemas existentes na comunidade. 

Esse é o trabalho do Vereador Felisberto, compromisso com a verdade e o povo de Parelhas.



Francisco do PT é a favor da aliança entre PT/MDB: "Nós não podemos perder de vista a capilaridade do MDB aqui no Rio Grande do Norte"

 


“Nós não podemos perder de vista a capilaridade do MDB aqui no Rio Grande do Norte, um partido que tem mais de 30 prefeitos, centenas de vereadores, são muitas lideranças locais, muito desses prefeitos inclusive já são parceiros do governo do Estado. Quero destacar também que na própria Assembleia Legislativa do RN, um dos deputados do MDB, Dr. Bernardo Amorim é da base de apoio ao governo”, com essa declaração, Francisco do PT, líder do governo na Assembleia Legislativa, sinalizou positivamente à possibilidade de aliança política entre o PT e o MDB.

“Eu imagino que é extremamente positivo reelegermos a governadora Fátima Bezerra (PT), para que ela continue com o importante trabalho de reconstrução do Rio Grande do Norte. E é preciso que em um segundo mandato de Fátima, nós tenhamos a questão de uma aliança que reforce ainda mais a questão da governabilidade. Então, se um partido político dialoga com o PT, no sentido de apoiar um governo que vem dando certo e que conta com a aprovação do povo potiguar, eu não vejo nenhuma dificuldade que esse diálogo seja aprofundado, como é o caso do MDB”, afirmou o líder do governo Fátima na Assembleia, em entrevista nesta terça-feira (21), ao Jornal AGORA RN.

Segundo Francisco do PT, “Alianças políticas são feitas entre partidos diferentes, entre pessoas que pensam diferente uma das outras. Porque se todo mundo pensasse igual, estavam todos em um mesmo partido, não havia a necessidade de termos partidos diferentes”, opinou.

Essas afirmações do deputado Francisco, são resultado de uma reaproximação do PT com o MDB, não só aqui no Estado, mais também em outras regiões do Nordeste, sobretudo após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ter visitado Natal e se reunido com a cúpula do MDB, o ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves, para formar uma aliança entre os dois partidos no Rio Grande do Norte, que irá compor o palanque em busca da reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

Segundo Francisco, essa não é a primeira vez que o debate das alianças partidárias é feito no PT: “Mas eu não tenho nenhuma dúvida de que ao final, o que for decidido em conjunto, pela maioria do nossos companheiros de partido, será respeitado, como sempre foi. Portanto, eu tenho um profundo respeito às opiniões de cada membro do PT em relação às alianças e outros temas”, finalizou.

AgoraRN

Via Roberto Flávio



OPORTUNIDADE: "Concurso da Assembleia Legislativa do RN é autorizado pela mesa diretora; confira vagas"


A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte autorizou a realização de concurso público com 47 para cargos efetivos vagos do quadro de pessoal. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta quarta (22).

As vagas são para técnico e analista legislativo. O próximo passo é a definição e contratação da empresa organizadora do concurso. A previsão é que o concurso aconteça em 2022.

As vagas para o cargo de Analista Legislativo terão remuneração inicial de R$ 7.725,75 mais auxílio alimentação e auxílio saúde. Já as vagas para o cargo de Técnico Legislativo terão remuneração inicial de R$ 4.139,75, mais auxílio alimentação e auxílio saúde.

Confira abaixo o quadro de vagas

  • 13 vagas para Técnico Legislativo, especialidade Apoio Administrativo, com requisito de escolaridade de nível médio;
  • 3 vagas para Técnico Legislativo, especialidade Contabilidade, com requisito de escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 1 vaga para Técnico Legislativo, especialidade Edificações, com requisito escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 5 vagas para Técnico Legislativo, na especialidade Tecnologia da Informação, com requisito de escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 1 vaga para Técnico Legislativo, especialidade Tecnologia de Sistema, com requisito de escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 10 vagas para Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo, com requisito de escolaridade de nível superior;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Arquitetura, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Arquitetura;
  • 3 vagas para Analista Legislativo, especialidade Contabilidade, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Contabilidade;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Engenharia Civil, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Engenharia Civil;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Engenharia Elétrica, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Engenharia Elétrica;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Medicina, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Medicina e especialização em Cardiologia;
  • 3 vagas para Analista Legislativo, especialidade Administração, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Administração;
  • 4 vagas para Analista Legislativo, especialidade Tecnologia da Informação, com requisito de escolaridade de nível superior na área de Tecnologia da Informação ou de qualquer outro curso superior com pós-graduação na área de Tecnologia da Informação.
Roberto Flávio



Eleições 2022 sem coligações proporcionais


A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou nesta 4ª feira (22.set.2021) o relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que muda regras eleitorais. O parecer, da senadora Simone Tebet (MDB-MS), considerou inconstitucional a volta das coligações partidárias. O texto teve votação simbólica –quando não há contagem de votos– e agora segue para o plenário da Casa Alta.

Segundo a senadora, a volta das coligações causa distorção no voto popular, dado que um candidato muito bem votado pode ajudar a eleger outros com ideologia e princípios diferentes do que o que levou a maior parte dos votos. Eis a íntegra do parecer (206 KB).

“A distorção do voto do eleitor decorrente da livre coligação partidária nas eleições proporcionais atenta contra duas das quatro cláusulas pétreas arroladas no art. 60 da Constituição: o voto direto, secreto, universal e periódico e, na medida em que o voto é um dos direitos políticos fundamentais do cidadão, os direitos e garantias individuais”, declarou a relatora.

Poder 360



segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Primeira edição do Programa Mais Parelhas, foi um sucesso incontestável


A primeira edição do Programa Mais Parelhas que aconteceu no último Sábado, 18 de Setembro, superou todas as expectativas dos organizadores.
Ao todo foram atendidas mais de 500 pessoas nos mais diversos serviços que foram oferecidos pela equipe da prefeitura.

Comandados pelo médico e prefeito Dr. Tiago Almeida, o programa que começou no Bairro Cruz do monte, tirou a prefeitura dos gabinetes e trouxe para perto do povo.

O prefeito disse que essa ação foi uma promessa de campanha e o programa se estenderá a outros bairros.

"Bem antes de ser prefeito nós já tínhamos a visão de que muita gente de nossa cidade se deslocavam para Natal para realizar consultas. Pensando nisso resolvemos trazer esses especialistas para diminuir o sofrimento da população e depois de oito meses, que foi um período de reestrutura, sairmos do gabinete, para trazer a prefeitura que é do povo, para perto do povo" Destacou o prefeito Dr. Tiago Almeida



Henrique Alves divide palanque com Fátima e critica filho de Bolsonaro

 


O ex-Ministro e ex-deputado federal Henrique Eduardo – que está de olho em uma aliança do MDB com o PT no Rio Grande do Norte (RN) para as próximas eleições – dividiu palanque ontem (19) com a Governadora Fátima Bezerra em Angicos (RN),

Para agradá-la fez critica ao o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro ao se referir ao um ato para celebrar o centenário de Paulo Freire:

“Fiz de tudo para vir aqui hoje. Eu tinha que estar aqui hoje e quis estar mais ainda depois que eu tive a tristeza de ver nas redes sociais um deputado federal, filho do presidente da República, tentar de maneira tão sórdida, tão absurda, tão desrespeitosa (Paulo Freire). Ele que não conhece o Nordeste, não conhece o Rio Grande do Norte, não conhece a região Central, não conhece Angicos… Tratar assim um homem do bem, que só fez o bem, plantou o bem, uma semente mortal pela educação”, concluiu.

Robson Pires



Vinte governadores afirmam em carta que o aumento dos combustíveis é culpa do governo federal

 


Em carta, vinte governadores respondem às acusações do presidente da República, Jair Bolsonaro, com relação ao aumento do ICMS no combustível. De acordo com carta, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, “embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis”. Para os signatários, o problema envolvendo o tema é nacional, “e, não somente, de uma unidade federativa”. E mandaram um claro recado ao mandatário, ao dizerem que “falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”.

Ao longo dos últimos meses, com o aumento do preço do combustível e com a pressão de setores como o dos caminhoneiros, Bolsonaro tem colocado a responsabilidade do aumento do combustível nos governadores. Segundo o presidente, o aumento se deve em grande parte ao ICMS estadual. Bolsonaro tem incentivado seus eleitores a pressionar dirigentes para solucionar a questão.

Por isso, os gestores incluíram no manifesto, a fim de deixar claro que o presidente falta com a verdade, mas sem citá-lo nominalmente que “falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”. No início deste mês, o governo entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar os Estados a adotarem alíquota única de ICMS sobre os combustíveis.

O documento é assinado pelo próprio presidente e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, e pede que o Supremo fixe prazo de 120 dias para que o Congresso aprove uma nova lei sobre o tema. A petição encaminhada ao Supremo é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO). O presidente alega que o Congresso foi omisso ao não editar lei complementar para regular a cobrança de ICMS no País.

São signatários da carta publicada nesta segunda-feira os governadores Rui Costa (PT-BA), Claudio Castro (PL-RJ), Flávio Dino (PSB-MA), Helder Barbalho (MDB-PA), Paulo Câmara (PSB-PE), João Doria (PSDB-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Mauro Mendes (DEM-MT), Eduardo Leite (PSDB-RS), Camilo Santana (PT-CE), João Azevedo (Cidadania-PB), Renato Casagrande (PSB-ES), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Renan Filho (MDB-AL), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Waldez Goés (PDT-AP).

Estadão Conteúdo




Para 69% dos brasileiros a situação econômica do Brasil piorou, indica Datafolha


Levantamento divulgado pelo Datafolha nesta segunda-feira (20) aponta que a situação econômica do país piorou para 69% dos brasileiros.

O número é o terceiro maior já registrado na comparação com pesquisas realizadas em 2015 e 2018. O maior índice havia sido observado no governo Dilma Rousseff (PT), quando esse percentual chegou a 82%. O segundo maior apareceu no governo do presidente Michel Temer (MDB), quando o percentual atingiou os 72%.

A pesquisa entrevistou presencialmente 3.667 brasileiros em 190 municípios entre os dias 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O percentual dos que afirmaram ter havido melhora ficou em 20%, enquanto 11% dos entrevistados disseram observar a situação estagnada, isto, é, “ficou como estava”.

O Datafolha aponta, ainda, que o impacto negativo é maior entre mulheres e jovens. Cerca de 74% das entrevistadas afirmaram que a economia do país piorou, contra 62% dos homens. Já no público de 16 a 44 anos 70% afirmaram piora, contra 65% dos entrevistados com idades acima dessa faixa etária.

Continue lendo

Roberto Flavio



domingo, 19 de setembro de 2021

Emocionado vereador Ildécio Oliveira comemora vitória de Ruan "Madruguinha"


O vereador e lutador, Ildécio Oliveira, não conteve a emoção, ao presenciar a vitória de seu pupilo Ruan Madruguinha, na noite deste sábado, 18 de setembro em um evento na capital do estado.

Madruguinha, venceu a luta contra um cearense, em um torneio onde foram reunidos os melhores lutadores da categoria.

A  luta de três rounds, de cinco minutos cada, foi dominada quase que a totalidade pelo atleta parelhense, que venceu com desenvoltura, elogiada por todos os participantes. 

Emocionado, o vereador Ildécio, que também é treinador de Madruguinha, falou da preparação, da luta e da vitória.

"Toda vez que eu vejo nas redes sociais, a divulgação de uma vitória de um dos nossos atletas,eu não consigo conter a emoção. Foram meses de lutas e dedicação, mas tudo foi compensado pelo suor da vitória. Esse moleque vai longe. Agradeço de coração a meu colega vereador Felisberto pelo apoio, a deputada estadual Eudiane Macêdo por acreditar na nossa academia apoiando nossos atletas e a prefeitura municipal na pessoa do nosso prefeito Dr. Tiago pela parceria de sempre." Destacou Ildécio Mutante



Vereador Felisberto esteve em Natal, acompanhando a vitória do atleta Parelhense


Nesta noite de sábado (18) o vereador Felisberto esteve acompanhando a luta do Parelhense Ruan Diego (Madruguinha)  no NFC em Natal.

"Gostaria de parabenizar ao atleta pela Vitória, assim como também ao colega Vereador e treinador, Ildecio pelo trabalho realizado e pelo convite para acompanhar a luta. Eu sempre gostei de apoiar o esporte e atletas Parelhense em competições, e agora como vereador não será diferente”. falou o Vereador Felisberto.