segunda-feira, 18 de julho de 2022

PARELHAS: ''Confira as atrações do vigésimo terceiro Arraiá da Zona Sul''

 



Na Vaquejada de Currais Novos, Ezequiel e Dra. Júlia recebem prefeitos e lideranças da região


Em sua 49ª edição a Vaquejada de Currais Novos – a mais charmosa do Brasil - reuniu centenas de pessoas neste final de semana, fortalecendo a tradição e sendo prestigiada pela vaqueirama do Brasil, que disputaram R$ 120 mil em prêmios. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira prestigiou o evento tradicional no Seridó. 

Durante seu mandato de presidente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elaborou um Projeto de Lei que reconheceu a vaquejada como elemento pertencente ao patrimônio cultural do Estado e a regulamenta como atividade esportiva. O documento também proibiu os maus tratos aos animais.

“A vaquejada é raiz da nossa história, além de um grande gerador de emprego e renda para a nossa região. O Poder Legislativo sempre defendeu a causa, elaborando e votando leis que regulamenta a prática da vaquejada em todo Rio Grande do Norte”, destacou Ezequiel.

Para o deputado Ezequiel Ferreira a vaquejada é um bem de natureza imaterial que integra o patrimônio cultural do Estado, devendo, por isso, ser protegida para as atuais e futuras gerações, além de constituir-se em atividade esportiva.

Ano passado, houve sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) à Lei que institui o Passaporte Equestre para trânsito de equinos, asininos e muares no Estado. A nova legislação é de autoria do deputado Ezequiel Ferreira. “O Projeto foi elaborado a partir de uma reunião entre os vaqueiros e representantes da atividade com os deputados estaduais”, disse o deputado



Responsável por Câmeras que filmou assassinato de petista em Foz do Iguaçu é encontrado morto


O vigilante Claudinei Coco Esquarcini, um dos diretores da Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu (Aresf), em Foz do Iguaçu (PR), onde ocorreu o assassinato do petista Marcelo Arruda em 9 de junho, foi encontrado morto nesse domingo (17/7), em Medianeira (PR). A informação da morte de Claudinei foi confirmada ao Metrópoles pela defesa da família de Arruda e pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). A autoridade policial confirma se tratar de suicídio.

Claudinei seria o “responsável pelo fornecimento de senhas” das câmeras de segurança na Aresf. O policial penal federal Jorge José Guaranho, acusado de ser o autor do assassinato de Marcelo Arruda, viu imagens do aniversário da vítima, antes de ir ao local e matar o guarda municipal e tesoureiro do PT. Guaranho estava em um churrasco em outro clube quando assistiu às cenas da festa de Arruda.

Em depoimento ao qual o Metrópoles teve acesso, um outro vigilante da Itaipu, identificado como José Augusto Fabri, disse que a permissão para ver as câmeras não era um procedimento comum e citou Claudinei como responsável por permitir acesso às imagens das câmeras de monitoramento do clube onde Arruda foi morto.

A defesa da Arruda esclareceu que o vigilante poderia ter repassado imagens da celebração – com tema do Partido dos Trabalhadores – ao policial penal federal, que mais tarde viria a cometer o assassinato.

Claudinei conhecia o policial Guaranho, ex-diretor da Aresf e acusado de ser o autor do assassinato de Marcelo Arruda. Guaranho foi indiciado por homicídio duplamente qualificado.

Metrópoles, via Blog do FM




Deputado Francisco do PT participa da Feirinha da Festa de Sant'Ana, em Currais Novos


O deputado Francisco do PT esteve ao lado da governadora Fátima Bezerra e do prefeito Odon Júnior, participando da Feirinha da Festa de Sant'Ana de Currais Novos, ocorrida no último sábado (16). 

Junto com eles também estiveram o pré-candidato a vice-governador de Fátima Bezerra, Walter Alves e o pré-candidato ao senado da chapa, Carlos Eduardo, além da vice-prefeita Ana Albuquerque, o ex-senador e pré-candidato a deputado federal, Garibaldi Alves, vereadores e outras lideranças. 

"Foi uma alegria poder reencontrar amigos e amigas neste momento lindo de confraternização da Festa de Sant'Ana, depois de 2 anos distantes por causa da pandemia. É momento de muita gratidão a Deus", disse o parlamentar.



Alexandre de Moraes proíbe bolsonaristas de espalhar Fake News ligando Lula a PCC e ao caso Celso Daniel


O ministro Alexandre de Moraes proibiu que perfis em redes sociais e páginas de veículos ligados a deputados federais, senadores, e influenciadores de conteúdo de extrema-direita, vinculem a imagem de Lula ao Primeiro Comando da Capital (PCC), assim como ao caso do assassinato do ex-prefeito Celso Daniel.

A decisão. assinada nesta segunda-feira (18), foi tomada via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual é presidente em exercício. Moraes diz que há um sentido claro na estratégia destes veículos e páginas ligadas a Bolsonaro:

“Há nítida percepção de que as mentiras divulgadas objetivam, de maneira fraudulenta, persuadir o eleitorado a acreditar que um dos pré-candidatos e seu partido, além de terem participaram da morte do ex-prefeito Celso Daniel, possuem ligação com o crime organizado, com o fascismo e com o nazismo, tendo, ainda igualado a população mais desafortunada ao papel higiênico”, escreveu Moraes.

Jair Sampaio