terça-feira, 4 de outubro de 2022

SANTANA DO SERIDÓ: ''Prefeito Hudson não consegue derrotar Fátima Bezerra em seu reduto eleitoral''


O alvo principal do prefeito de Santana do Seridó Hudson Pereira de Brito nas eleições deste ano, era a agora reeleita governadora Fátima Bezerra.

Durante a campanha,  o mandatário não admitia que nenhum de seus aliados, e como ele chama, ''seus'' vereadores, apoiassem a governadora ou sequer sonhassem em votar nela. 

Mas parece que não adiantou muita coisa...

Em um universo de 1965 votos, Fátima Bezerra obteve 49,36% dos votos válidos, contra 39,69% de Fábio Dantas, (que foi apoiado pelo prefeito) e 10,13% do Capitão Styvenson.

Ou seja, 59,49% do povo de Santana do Seridó não seguiu o prefeito na escolha para governo do estado.

Vitória de Fátima Bezerra e ponto para oposição!




Seguindo decisão do PDT, Ciro anuncia apoio a Lula no 2° turno


Após decisão do PDT (Partido Democrático Trabalhista) em apoiar à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta terça 4 apoio à candidatura do petista no segundo turno das eleições para a Presidência da República.

O ex-governador do Ceará, afirmou que manifesta apoio sem pedir cargo em troca. “Adianto que não pleiteio e não aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante a campanha”, destacou Ciro.



Lula só perdeu para Bolsonaro em 1 cidade do RN no 1º turno

 



O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, foi o mais votado em 166 das 167 cidades do Rio Grande do Norte no 1º turno, de acordo com dados da Justiça Eleitoral. 

O petista, que vai disputar o segundo turno contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), só ficou atrás na votação em uma cidade potiguar: Parnamirim, na Grande Natal.

Em Parnamirim, que tem forte influência de militares e evangélicos, Bolsonaro teve 53.530 votos, o equivalente a 48,69% do total. Lula recebeu 48.084 votos – exatamente 43,74% dos votos válidos. Em 2018, a cidade – 3º maior colégio eleitoral do RN – já havia sido uma das três que deram vantagem no Rio Grande do Norte a Bolsonaro sobre Fernando Haddad (PT).

Em todas as outras 166 cidades potiguares, Lula derrotou Bolsonaro. A maior vantagem aconteceu no município de Paraná, no Alto Oeste, onde Lula teve 86,95% dos votos válidos: 2.726 votos. Bolsonaro recebeu apenas 297 votos, o equivalente a 9,47%. Em 16 cidades do Alto Oeste, Lula teve mais de 80%.

Na capital do Estado, Natal, Lula teve 225.529 votos, o equivalente a 50,15%. Bolsonaro teve 188.942 votos, ou seja, 42,01%. Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral potiguar, Lula teve 88.081 votos, o equivalente a 61,06%. Bolsonaro teve 46.378 votos – 32,15%.




Reeleita no 1º turno, Fátima Bezerra só perdeu em 9 cidades do RN


A governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) foi a mais votada em 158 das 167 cidades potiguares no último domingo (2). 

Segundo dados da Justiça Eleitoral, a petista, que conquistou o novo mandato em 1º turno com 58,31% dos votos (1.066.496 votos), só ficou atrás na votação em 9 cidades – em todas elas, o mais votado foi Fábio Dantas (Solidariedade).

A maior vitória de Fátima Bezerra foi em Doutor Severiano, no Alto Oeste, onde ela obteve 88,19% dos votos válidos – equivalente a 3.929 votos. Fábio Dantas ficou em 2º lugar no município, com 256 votos (5,75%), e Capitão Styvenson (Podemos) terminou em 3º, com 200 votos (4,49%).

O Alto Oeste, aliás, foi a que deu as vitórias mais elásticas a Fátima Bezerra. Em 13 cidades da região, ela teve mais de 80% dos votos válidos – Doutor Severiano, São Francisco do Oeste, Martins, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Pilões, Paraná, Major Sales, José da Penha, Luís Gomes, Riacho de Santana e Coronel João Pessoa.

Já Fábio Dantas, do Solidariedade, foi o mais votado em São José do Mipibu, Senador Georgino Avelino, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, São Tomé, São Paulo do Potengi, Galinhos, Itajá e Riacho da Cruz. A vitória mais elástica foi em Monte das Gameleiras, onde ele obteve 1.197 votos, o equivalente a 57,8%.

98fm



Francisco do PT: “Saímos de 50 votos em 1992 para mais de 50 mil agora em 2022. Só tenho a agradecer”


Reeleito com 50.499, o 9° colocado no geral, o deputado estadual Francisco do PT usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para agradecer o povo do Estado pelo voto de confiança e a renovação do mandato. 

Francisco do PT foi o segundo deputado mais votado da sua região (Seridó), sendo o líder de votos em Parelhas, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas e Janduís. 

“Hoje é dia de agradecer. Agradecer a Deus e ao povo do Rio Grande do Norte pela nossa reeleição. Essa foi a minha décima eleição, e eu lembro que em 1992 tive 50 votos para vereador em Parelhas. E hoje, 30 anos depois, foram mais de 50 mil votos de homens e mulheres que nos confiaram a renovação do mandato. Tenham a certeza de uma coisa: irei me empenhar ainda mais para corresponder o apoio”, destacou Francisco do PT.

Ele também parabenizou todos os deputados(as) eleitos e/ou reeleitos, bem como os demais que disputaram o pleito. Parlamentar destacou o crescimento da bancada do RN na Assembleia e na Câmara dos Deputados. 

Francisco do PT rendeu homenagens também a governadora Fátima Bezerra pela vitória no primeiro turno. “É o reconhecimento do povo Potiguar pela gestão eficiente que, apesar de todas as dificuldades e do desastre herdado, conseguiu colocar o RN no rumo certo”.

Por fim, o parlamentar destacou a vitória expressiva de Lula no RN e convocou a população a somar esforços nesse segundo turno.